Venturino, o azeite com a surpreendente oliva Taggiasca da Ligúria
A Taggiasca é uma oliva bastante frutada e típica da Liguria, no norte da Itália. Os Venturino se dedicam desde os anos 1940 à produção dessa especialidade regional com a produção de refinados azeites com Denominação de Origem Protegida. Com sabor frutado maduro e notas de pinhão e amendôas, os monovarietais Taggiasca vão muito bem em caçarolas de carne e peixes como o bacalhau.
COMPRAR VENTURINO CULTIVAR TAGGIASCA>>>
Localizada na pequena comuna de Diano San Pietro, com apenas 1.000 residentes, a Venturino é uma tradicional fabricantes de azeites especiais da província de Imperia, na Ligúria, conhecida como a capital da oliva Taggiasca.
Em cultivo desde o século 16, a Taggiasca se diferencia da maioria das variedades italianas. Adaptada ao solo rochoso de montanha de Imperia, é uma oliva de maturação “tardia” e costuma ser colhida já em janeiro, depois da maioria das safras de azeitonas na Itália. Possui grande quantidade de óleo (até 25% do fruto) e é muito apreciada também em estágio bem maduro, como oliva de mesa.
O destaque do azeite fica por conta do sabor frutado maduro, com notas amendoadas e de pinhão. Tem coloração clara e consistência suave, de paladar bastante agradável.
Estabelecida desde 1946, a Venturino Bartolomeu é reconhecida por sua gama de azeites superiores. Funcionando com processo de extração contínua a frio, a Venturino passou a introduzir técnicas modernas de produção já nos anos 60, substituindo as antigas rodas de pedra e o armazenamento em barricas de adobe. Com isso, conseguiu alcançar azeites mais elaborados, com baixa acidez e sabor complexo.
VENTURINO CULTIVAR TAGGIASCA
Para apresentar a Venturino, a Rua do Alecrim traz seu azeite mais selecionado, o Venturino DOP Liguria monovarietal Taggiasca. Com embalagem elegante envolta em papel alumínio dourado, este azeite se destaca pela excelência na produção e notas maduras. Por ter sabor equilibrado e pouco amargor, funciona bem em pratos de carne “molhados”, ao molho ou ragús. É muito utilizado para a produção de pratos regionais com carnes de coelho e cordeiro, além de funcionar bem com peixes mais consistentes, como o bacalhau. Um azeite que expõe seu máximo aroma amendoado quando ganha temperatura no momento da finalização de pratos.
COMPRAR VENTURINO CULTIVAR TAGGIASCA>>>
Fonte: Rua do Alecrim/Venturino Bartolomeo/Delallo.com